Organizar a loja para vender mais Deixe um comentário

organizar a loja
Organize-se para vender mais

Há muitos desafios para as lojas físicas. É difícil atrair clientes e mantê-los voltando sem perder espaço no mercado e se manter competitivo. E, em alguns momentos, organizar a loja torna-se uma lembrança distante. Afinal, temos tantas outras coisas para nos preocuparmos. Porém esse é um erro gravíssimo.


O espaço físico nas lojas deve ser projetado estrategicamente para atrair clientes e dar-lhes motivos para fazer compras no local. A organização de uma loja pode afetar a capacidade do cliente de comprar mais, ou menos.

Saiba mais sobre a importância e as melhores práticas para organizar a loja para vender mais.
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Como organizo o espaço físico da minha loja?

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É essencial organizar o espaço físico, o layout e o cheiro dos produtos para que o cliente tenha uma agradável experiência de compra. Isso também ajudará a construir a imagem da marca e dos produtos.

No entanto, não há padrão para organizar o espaço físico. Isso deve considerar o tipo de negócio. Uma loja de calçados deve ter no mínimo um par de cada modelo exposto de cada modelo, e uma área para os clientes experimentarem.

Um layout em uma loja de eletrônicos, por exemplo, deve ser exclusivo com seções que permitem aos clientes testar os produtos. Para planejar um espaço físico funcional e eficiente, é importante conhecer as características específicas do negócio.

É importante analisar a localização física para determinar se há fluxo e acessibilidade suficientes ao público-alvo. A maioria dos comportamentos de compra são diretamente afetados por onde você mora.

A experiência do cliente também é importante. É importante incentivar a permanência e a compra. Para fazer dessa etapa um sucesso, é importante organizar a loja e organizar os produtos, sons, cheiros e serviço.

O layout de uma loja é importante, assim como os requisitos estéticos. Como os clientes são influenciados pela forma como os produtos são apresentados, o layout da loja também pode.
Aliás, essas técnicas aumentam as vendas por meio de um melhor posicionamento do produto. Isso permite que os clientes se movam de forma mais conveniente e confortavelmente.

10 Dicas para organizar a loja e vender mais

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1. As dimensões dos objetos na hora de organizar a loja

Tudo o que é preciso são as proporções certas. Uma grande estante colocada em uma pequena área pode dar a impressão de um espaço muito menor. Também dificulta a passagem.

Você deve ter certeza de que os objetos estão bem colocados nas prateleiras. Se eles são muito complicados, pode criar uma sensação de desconforto: um ambiente cheio e sufocante.

2. Crie uma bela vitrine

A vitrine é o primeiro ponto de contato para os clientes com sua loja. Também fala muito sobre o seu negócio. As pessoas não vão notar os produtos se não forem capazes de encontrar o espaço facilmente. 

No entanto, se a vitrine é muito brilhante e desordenada, as pessoas podem não notar a imagem anterior.

É importante encontrar o equilíbrio certo entre as duas cores e o número de produtos para criar uma tela atraente. 

Com efeito, você deve ter em mente que o espaço pode ser usado para três tipos: produtos que estão à venda, altamente procurados e inovações que beneficiarão o seu negócio.

Estes produtos podem ser distribuídos para diferentes pessoas, o que é ótimo para aumentar as vendas. 

Uma ótima dica é usar as datas comemorativas como forma de conseguir mais clientes e se manter atualizado com as últimas tendências.

3. Distribuição dos produtos para organizar a loja

Poluição visual é quando muitos objetos visíveis, de diferentes tamanhos e cores, sentem que estão causando desordem visual.

Ao passo que isso pode ser prejudicial para a organização, além de isso pode ser parcialmente abordado pelas divisões da organização.

Outra coisa, apenas produtos que interessem seu cliente devem ser exibidos. Aliás, isso torna mais fácil para o cliente localizar o produto que ele está procurando, dividindo seu estabelecimento em diferentes setores.

4. A bagunça é um desperdício de tempo

O caos muitas vezes vem com a perda de tempo ou objetos. É importante usar a lógica e a fácil memorização ao organizar o inventário. É fácil encontrar o que você está procurando categorizando objetos e rotulando-os.


Esse problema é frequentemente encontrado em grandes lojas. Isso é especialmente verdade se o cliente solicitar um item que não está em estoque. Quanto mais rápido for preciso para localizá-lo, melhor.

5. Itens a serem liquidados/doados

Certos itens podem ser excluídos quando os espaços são organizados. Alguns desses itens já deveriam ter sido liquidados, ou colocados em espaços menores.


Os produtos menos vendidos devem ser colocados em uma cesta. Você deve fazer um acordo para que eles não tomem nenhum espaço em sua loja ou inventário.
Estabeleça uma data para a venda, e se a mercadoria permanecer na praia, dê! Para uma venda ser bem sucedida, você precisa de boas ações!

Se você tem um inventário grande e não tem espaço suficiente para armazená-lo corretamente, você pode considerar o autoarmazenamento (Self storage).


Esta é uma maneira de armazenar seus itens e produtos com segurança e ainda ter fácil acesso sempre que você precisar deles. Por sua conveniência e tranquilidade, a organização pode ser o que está faltando.

6. Organizar a loja também significa limpeza

Um grande passo na organização do espaço é mantê-lo limpo. É importante limpar um ambiente que pareça caótico.

Aliás, anote todos os itens da sua loja que não sejam necessários e livre-se deles. Mesmo no ramo da comida, um ambiente bagunçado causa uma má impressão.

Assim, tenha o hábito de limpar os produtos. Além disso, certifique-se de verificar a validade para evitar quaisquer problemas.

7. Destaque produtos em liquidação

Você não ama descontos? Imagine, no entanto, como deve ser frustrante ver um item em promoção através de uma vitrine e depois passar um tempo procurando por ele na loja.


Você pode evitar isso exibindo os produtos em liquidação de forma organizada e fácil de encontrar para os clientes. O fácil acesso aos seus produtos pode incentivar as pessoas a comprar mais em sua loja.
Como vimos, até mesmo os detalhes de uma localização física podem impactar as vendas.

É importante saber como organizar sua loja para que os clientes tenham uma experiência positiva e os lucros dos negócios aumentem.

8. Crie uma “zona quente” para o seu negócio

Cada loja tem “zonas quentes” ou “zonas frias”. As primeiras são áreas da loja que podem ser rapidamente vistas pelos clientes. Estas são as áreas mais utilizadas. Resumindo:

  • Zona quente: é aqui que o cliente geralmente vai primeiro. É tipicamente localizado no lado direito da entrada da loja.
  • Zona fria: essas áreas são aquelas que os consumidores não costumam visitar ou não notar.

Se você não sabe o melhor lugar para o seu negócio, dê uma olhada onde os clientes estão olhando primeiro. Isso é bem na porta da fachada. Observe quais caminhos eles tomam, e quais são menos frequentados.

Depois de fazer isso, distribua os lançamentos e produtos mais populares em sua área. Não se esqueça de mantê-los visíveis e acessíveis para os consumidores. Você pode colocar itens menores em áreas “frias”.

9. Atenção ao controle de estoque

Uma loja de smartphones e acessórios, por exemplo, geralmente vende uma ampla gama de marcas e modelos. 

A frequência de lançamentos de produtos é alta. Os empreendedores devem garantir que tenham controle suficiente sobre seus produtos para evitar perder vendas.

É vital garantir uma transição suave de mercadorias da sua loja de smartphones. Um sistema de controle de estoque pode ser usado para auxiliar na compra e negociação de produtos por empreendedores. Se houver muito, pode resultar em perda de produto ou encalhe.

Aliás, a gestão de estoques pode melhorar a aparência e a eficiência do seu estabelecimento, ajudando você a evitar perdas ou desperdícios.

10. Organizar a loja por marcas e modelos de acordo com os acessórios relacionados

Uma ótima maneira de aumentar suas vendas e lucro é organizar seus produtos em sua loja. Se você prometer algo na vitrine da loja, certifique-se de que ele está realmente disponível em seu estoque, assim, os clientes verão primeiro.

Quando você está organizando uma pequena loja, outra coisa importante a considerar é ter produtos complementares perto um do outro. Ao comercializar um modelo de smartphone, é importante mostrar todos os acessórios e outros equipamentos.

Ao passo que se um cliente estiver interessado, ele pode levar uma cobertura protetora ou filmar com eles.

Além disso, você pode usar os espaços da caixa para descartar produtos de última hora. Estas não são a principal preocupação dos clientes, mas podem fazer com que o cliente se sinta atraído por eles.


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