Não sabe como monitorar o relacionamento com o cliente? Descubra agora Leave a comment

relacionamento com o cliente

A melhor maneira de garantir que a experiência de seu cliente com sua empresa esteja livre de problemas é estabelecer uma relação próxima com eles e monitorar esse relacionamento com o cliente!

Isso não é fantástico? 

Se você estiver interessado, confira este artigo para você saber como monitorar o relacionamento com o cliente.

Boa leitura!

O que é gestão de relacionamento com o cliente?

CRM (gestão de relacionamento) é um termo usado para descrever um conjunto de métodos para aumentar a lealdade e a satisfação do cliente. As pessoas entram em contato com sua marca pela primeira vez até que a venda esteja completa.

Em geral, ele inclui todos os dados que você precisará para personalizar e fluidificar sua experiência. Reforçar também a comunicação entre a empresa e seus clientes é um dos objetivos da iniciativa.

Além disso, este objetivo for atingido, o relacionamento será mais forte e durará mais tempo.

Você também provavelmente já ouviu dizer que o objetivo final de uma empresa é transformar cada cliente em um evangelista de marca.

No entanto, esta é uma jornada difícil, mas não é intransponível. Ao longo deste texto você saberá melhor sobre técnicas para melhorar a gestão de relacionamento com o cliente e a importância do monitoramento de clientes.

Qual a importância do monitoramento de clientes?

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As necessidades reais dos clientes se tornam claras quando você acompanha seus pedidos e o processo de atendimento ao cliente. Isto permite que você veja onde melhorias podem ser feitas.

Você também poderá ver onde estão os maiores problemas em seu processo e poderá ver como seus funcionários reagem a diferentes situações, facilitando a administração e economizando seu tempo.

Técnicas para melhorar a gestão de relacionamento com o cliente

O tempo de resposta, o modo de serviço interno e o feedback do cliente são aspectos do serviço de atendimento ao cliente de sua empresa que devem ser monitorados mais de perto.

Como gerente, você precisa saber se sua equipe é responsiva e se seus clientes têm que esperar muito tempo para receber o serviço. Se houver um longo tempo de espera, você precisa melhorar o serviço imediatamente. 

Entretanto, você também deve saber se a maneira como seus funcionários prestam serviço atende aos padrões estabelecidos e garantir que seus clientes estejam sempre satisfeitos. Como resultado, essas métricas são críticas a serem usadas e consideradas.

1. Automatize os processos

Utilizar as características de um sistema de relacionamento com o cliente para automatizar tarefas repetitivas e demoradas é uma excelente maneira de agilizar o processo de entrada de dados de sua empresa.

Há inúmeras maneiras de tornar sua marca memorável quando você adiciona novas oportunidades (como por exemplo, através de assinaturas de newsletter ou visitas ao website).

2. Busque deixar os dados dos clientes sempre atualizadas

A fim de identificar e criar valor com os clientes, uma boa gestão de relacionamento com os clientes faz uso dos dados. 

Como resultado, ao interagir com o público, não deixe de mencionar suas outras paixões ou conhecimentos. Além disso, tenha em mente que somente ações baseadas em informações atuais serão eficazes.

Favor notificar-nos imediatamente se suas informações de contato, tais como seu endereço, nome da empresa ou método preferido de contato, sofrerem alterações. 

Dessa forma, os departamentos de vendas e marketing poderão se comunicar melhor com os clientes se este método for utilizado.

3. Busque criar um bom relacionamento com o cliente

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A opinião de um lojista ou de seus funcionários sobre produtos e serviços é frequentemente exigida pelos clientes. Assim, colete as informações mais relevantes ao criar conteúdo como posts em blogs ou vídeos ou podcasts ou infográficos.

É também uma boa ideia que sua empresa seja generosa em ocasiões especiais, assim como anunciar novas promoções e destacar eventos atuais. 

Para concluir, gerencie o envio de mensagens da melhor maneira possível, utilizando recursos de e-mail marketing integrados com um software.

4. Acompanhe o histórico de compras

Os clientes existentes podem ser conquistados mais facilmente do que os novos clientes. Como resultado, observe os hábitos de compra daqueles que o fazem com frequência. 

Você também pode se surpreender ao saber que criar promoções só para eles aumenta suas vendas com uma margem significativa.

Pense nas pessoas que compraram uma máquina de barbear de sua loja on-line não há muito tempo. 

Por fim, é interessante configurar o sistema para sugerir produtos relacionados como loção pós-barba hidratante e outros produtos para o cuidado da pele, como sabonete facial.

5. Tirar o máximo proveito das redes sociais

Considere como os clientes interagem com você nas mídias sociais e como você pode se adaptar às condições em mudança. As estratégias de vendas e marketing devem ser moldadas por dados. 

É mais provável que os líderes sejam convertidos se você tiver mais informações sobre eles.

Descubra quais elementos contribuíram para o sucesso de uma campanha se alguns forem mais bem-sucedidos que outros (por exemplo, taxas mais altas de aberturas, cliques e prospectos). 

Por fim, faça conteúdo para Facebook, Instagram, LinkedIn e outras plataformas de mídia social e veja se vale a pena aplicar novamente.

6. Integre o seu sistema a outros softwares

Aumentar a eficácia de sua estratégia é tão simples quanto incorporar tecnologias de gerenciamento de relacionamento com o cliente em outros programas. Usar também a integração de software de contabilidade para combinar dados financeiros é uma opção.

O uso de um sistema VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet) permite que você exiba informações do cliente a partir de vários bancos de dados em uma única tela quando eles estão prestes a fazer uma chamada.

Vantagens de monitorar o relacionamento com o cliente

Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar do acompanhamento de seus relacionamentos com clientes. Confira a lista dos benefícios mais importantes para que não haja dúvidas em sua mente. 

1. Melhora o serviço de atendimento e relacionamento com o cliente

O monitoramento do que os clientes compram deve ser a prioridade máxima para qualquer negócio de sucesso. Esta abordagem permite que o negócio resolva possíveis problemas antes que eles se tornem reclamações.

Isto porque o tempo de resposta aos problemas de atendimento ao cliente e o número de erros registrados como resultado de informações incorretas são usados para indicar a eficiência do serviço.

Como resultado dos avanços tecnológicos, cada funcionário agora tem uma melhor compreensão das necessidades únicas do cliente. Isto permite tratar cada pessoa como um indivíduo e não como um membro de um grupo. 

Portanto, os clientes recebem um melhor serviço como resultado da melhor resposta e compreensão da equipe.

2. Facilita a descoberta e aquisição de novos clientes

Promover o número de pessoas na audiência é um sinal de sucesso futuro. Os perfis dos clientes existentes podem ser rastreados para reconhecer potenciais compradores. 

Por fim, com estas informações, você pode direcionar sua publicidade para as pessoas mais propensas a comprar seu produto.

3. Aumenta a retenção de clientes

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As campanhas de marketing são mais bem coordenadas graças às informações do sistema de gestão de relacionamento com o cliente. Devido à capacidade de filtragem de informações, você pode evitar o envio de ofertas a pessoas que já compraram certos produtos.

As taxas de retenção de clientes podem ser melhoradas através da implementação de programas de fidelidade, que podem ser implementados utilizando sistema de gestão de relacionamento com o cliente. 

4. Facilita o fechamento de vendas mais rapidamente para um bom relacionamento com o cliente

A gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é bem conhecida por reduzir o tempo de retorno para as empresas. Os consumidores são mais propensos a fazer compras se suas perguntas forem prontamente respondidas.

Oferecer produtos complementares com base em compras anteriores é um exemplo de venda cruzada. 

O upsell, por outro lado, funciona apresentando aos clientes opções de preços mais altos na mesma categoria que aquele que eles já estão comprando. O cross-selling e o up-selling agora são possíveis em minutos graças a um sistema automatizado.

Dessa forma, ambos os métodos de venda auxiliam a equipe a entender melhor as necessidades do cliente, permitindo que ele faça ofertas mais rápidas.


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