como montar um bom layout de loja

Monte um bom layout de loja em poucos passos Deixe um comentário

bom layout de loja
O layout de uma loja é igualmente importante quanto à sua qualidade do atendimento e disponibilidade de produtos.

Os clientes precisam se sentir confortáveis e felizes para que as vendas sejam promovidas.
É por isso que é tão importante prestar atenção a todos os aspectos da aparência da loja.
Dito isso, você encontrará tudo o que precisa sobre como montar um bom layout de loja neste artigo.
Boa leitura!

O que é Layout de loja?

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A estética da sua loja conta muito para o consumidor

O layout de uma loja é crucial para organizar os produtos e elementos da loja. Para ajudá-lo a visualizar o visual merchandising, podemos usar itens como provadores, caixas, vitrines, entradas/saídas, expositores e complementos para ilustrar.
Os clientes podem decidir comprar ou não determinados produtos no varejo com base em sua experiência com o estabelecimento (o que chamamos de experiência do cliente).

O layout da loja pode ser o fator mais importante nesse processo. Este é um cartão de visita que atrai clientes e os induz a comprar. A estética do ambiente de loja vai contar muito para o seu negócio.
O planejamento de layout ruim pode levar a experiências confusas e frustrantes aos clientes.

Mas qual o impacto de um bom layout de loja para o consumidor?

Antes de entrarmos no tópico de como o layout afeta os consumidores, vamos dar uma olhada no que esse conceito significa.

  • O layout pode ser definido como os aspectos relacionados à estrutura física e estrutura de uma loja. Isso se refere à forma como gôndolas e produtos, bem como sessões, são colocados no espaço.
  • Você também pode dizer que o um bom layout se refere à aparência e arranjo de itens, incluindo pilares, divisórias e prateleiras.
  • O layout é uma das ferramentas estratégicas de marketing mais poderosas atualmente. Um layout de loja bem projetado pode ajudar o negócio a se destacar de seus concorrentes, facilitar a vista pelos clientes, atrair novos clientes e retê-los.
  • Um cliente deve ser capaz de se sentir à vontade na loja e fazer uma compra. Isso inclui a limpeza e conservação do meio ambiente, bem como o movimento dentro da loja e do display. Os cliente estão cada vez mais antenados a lugares convidativos para “sessões de fotos” em suas redes sociais. lembre-se que esta é uma tática de marketing, onde o seu cliente acaba divulgando o seu estabelecimento, sendo uma das causas, a estética incrível que você está oferecendo para ele.
  • O layout se liga diretamente ao marketing sensorial, que é uma combinação de técnicas que examinam os sentidos, como som e olfato. Percepções podem ser usadas para aumentar as vendas. Quanto melhor o layout da empresa, mais ela terá sucesso.

Veja agora como montar um bom layout de loja

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Aprenda os cuidados para um bom layout de loja

1.Cuidado com a fachada da loja

Atrair clientes e convidá-los a visitar a loja são os primeiros passos. É importante que a fachada da loja seja proeminente. Deve ser convidativo, mas também apresentar a identidade da sua empresa. A fachada é muitas vezes o que as pessoas veem primeiro quando pensam no seu negócio. É assim que funciona um bom layout:

⦁ Verificar as leis da cidade (em alguns casos, é proibido usar certas cores, divulgações ou materiais).
⦁ Escolha cores que correspondam à sua marca
⦁ Mantenha a fachada limpa.
⦁ Faça uso das tecnologias disponíveis (painéis eletrônicos ou pintura de vidro, parcelas são exemplos).
⦁ Prevenir a poluição visual
⦁ Analisar o comportamento das pessoas que visitam o local. Uma bela fachada pode ser construída entendendo onde as pessoas vão com mais frequência e os produtos que amam.

2.Divisões funcionais de setores para um bom layout

Funcionalidade e lógica são dois dos aspectos mais importantes do layout da sua loja. Os clientes devem ter acesso fácil e intuitivo aos itens de que precisam para fazer a melhor experiência de compra.
O que você quer dizer? Faz sentido, por exemplo, em uma loja de roupas e acessórios, colocar as saias perto dos vestidos em vez dos acessórios. Para facilitar a busca dos clientes, é uma boa ideia manter os acessórios juntos.
Isso permitirá que você agrupar itens que se complementam e não apenas colocá-los em um canto.
Dito tudo isso, tenha em mente que é bem possível que os clientes percam o interesse se você não fizer boas divisões funcionais de setores.

3.Um bom layout facilita a circulação de pessoas

Os clientes precisam ser capazes de se mover livremente dentro da loja para encontrar o que querem e visualizar os produtos.
Obstáculos no caminho também são um empecilho para as vendas. Por isso, é importante organizar partições, produtos, prateleiras ou outros itens de forma estratégica.
Há muitas maneiras de aumentar as vendas. Uma maneira é mover mais pessoas. Em alguns casos, o cliente já sabe do que precisa. Se esse for o caso, o cliente deve ser capaz de alcançar facilmente o item.
Aliás, o cliente deve ter a rota e todas as placas necessárias (localização de sessões, região em que fica o caixa, etc.). Essa é a experiência de um bom layout.

4.Aproximando os produtos da porta de entrada

Embora possa ser bom exibir o produto dentro de sua loja, os clientes não se interessarão por ele se não puderem vê-lo. A entrada da loja permite apenas alguns segundos para chamar a atenção dos transeuntes.
Portanto, é importante colocar os expositores e vitrines próximos às portas. Se o produto chamar a atenção, é mais provável que seu cliente em potencial perceba e preste mais atenção e entre na sua loja.

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Deixe seus melhores produtos expostos na entrada da sua loja

Destaque os produtos da maneira certa para conseguir um bom layout de loja

Aprenda que através das cores e iluminação do seu ambiente, você pode conquistar o consumidor
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Organização por cores é a sua aliada

1. A importância da paleta de cores no layout

Uma organização colorida ou a criação de blocos monocromáticos são o que atrairão, normalmente, os clientes. Mas quais delas provocam mais estímulos?
Ora, você pode perceber que a atenção do cliente é atraída muito mais por vitrines e expositores que seguem um padrão de cores, assim causando os estímulos necessários.
Por isso, é importante que você preste atenção nas cores ao montar um bom layout de loja para que possa criar um destaque único e atraente para seus produtos.
Além disso, os clientes devem ser capazes de tocar, sentir e examinar os produtos, já que as taxas de conversão ficam mais altas quando há mais interação.
Leia também: Quer saber como montar uma boa vitrine? Leia este artigo!

2.Modificações frequentes do layout

Demora cerca de um mês para modificar um layout que você achou perfeito. Isso é importante por duas razões principais.
Primeiro, é altamente provável que a demanda mude. Essa notícia também chegará aos seus estoques.
Também é importante porque se o layout for mantido o mesmo por muito tempo, as pessoas provavelmente reduziram a ida a sua loja ou não terão muito interesse em entrar na sua loja de novo.
Por isso, montar um bom layout de loja é crucial para o sucesso de vendas. Não é importante apenas para os clientes, mas também para a conversão. Se sua loja for bem projetada, funcional e atrativa, seu negócio terá um índice de vendas maior.

3.Preste atenção à iluminação ambiente para ter um bom layout de loja

Os produtos devem ser organizados e exibidos corretamente.
Ao passo que os clientes poderão ver as mercadorias com clareza e entender suas especificações com confiança se tiverem um plano de iluminação.
Tenha em mente que as luzes também podem ser usadas para fins estéticos, e geralmente isso chama a atenção.
Além disso, certifique-se de usar iluminação forte e brilhante em toda a loja.
Atenção deve ser dada a pequenos itens nas prateleiras, assim, seu cliente poderá ver detalhes dos objetos se você fizer isso.
Lembre-se de ser preciso sobre a localização, intensidade e cores das lâmpadas para não ter qualquer desconforto visual ou reflexos.

4.Planeje a playlist perfeita para seus clientes em seu negócio

A música certa pode fazer seus clientes se sentirem mais engajados, economizar tempo na escolha de um produto e aumentar sua fidelidade.
Além disso, você pode criar anúncios personalizados para sua loja para promover todas as suas promoções e campanhas.

5.Avalie a jornada do cliente

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Cada ramo do comércio tem sua própria jornada de clientes.

E, normalmente ela começa pelo motivo pelo qual o cliente está interessado no negócio e termina com a compra do produto. Isso é algo que você precisa considerar ao projetar um bom layout de loja.
E, você deve prestar atenção à complexidade técnica de seus produtos quando estiver projetando sua loja.
Além disso, a maioria dos clientes não sabe muito sobre o tema, e muitas vezes ficam confusos ao selecionar um produto.
Os vendedores podem ajudá-los explicando o processo. O espaço da loja não está completo sem destacar as áreas onde estão localizadas.
E, como muitos produtos são muito grandes, os corredores devem ser extremamente largos para garantir que os clientes possam se mover facilmente.
Aliás, se eles sentem a necessidade de se moverem e não conseguem fazer isso direito, eles podem ficar frustrados e ter uma percepção de que sua loja está bagunçada.


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