A importância na escolha da mesa de escritório no home office! Leave a comment

mesa de escritório

Você já considerou como é importante escolher a mesa de escritório certa para seu trabalho de home office?

Embora as práticas remotas estivessem se tornando cada vez mais populares alguns anos antes, a chegada da pandemia COVID-19 as tornou comuns para quase metade das empresas brasileiras, de acordo com dados divulgados pela Agência Brasil.

Aliás, 77% dos trabalhadores inicialmente relataram dificuldades para trabalhar em casa, muitas delas causadas pela falta de preparação para esta nova realidade.

Qual é, então, a importância de ter uma mesa de escritório no home office? Uma vez que você tenha obtido uma melhor compreensão disso, você vai saber as razões para escolher uma boa mesa de escritório no home office, dicas para escolher as mesas de escritório em casa e outros mais assuntos relacionados.

Boa leitura!

Por que ter uma mesa de escritório no home office?

mesa de escritório

Quando se trata de montar um escritório de home office, a mesa de escritório no home office é um dos componentes essenciais. Como passamos a maior parte de nossas horas de trabalho sentados, é necessária uma atenção especial para não nos tornarmos monótonos ou inseguros.

Em um ambiente de trabalho remoto improvisado, é comum que as pessoas se sentem em qualquer cadeira ou usem a mesa de jantar como uma mesa de escritório.

Mesmo que o trabalho a partir de casa permita um grau de informalidade, o layout do escritório deve ser tão regular quanto regimentado. Os móveis domésticos não foram projetados com segurança, ergonomia ou saúde em mente, e é por isso que os acidentes acontecem com tanta frequência.

Dito de outra forma, se você não tiver uma mesa de trabalho confortável, seu dia provavelmente será marcado por dores nas costas, rigidez e fadiga.

As adversidades podem levar a doenças crônicas e até mesmo ao estresse excessivo, que pode levar a condições mais severas como ansiedade e síndrome de burnout a longo prazo.

Razões para escolher uma boa mesa de escritório no home office

mesa de escritório

1. É sempre bom ter um pouco mais de espaço.

A princípio, quando você usa uma plataforma de trabalho como escrivaninha para seu escritório, você pode aproveitar ao máximo cada centímetro do espaço que você tem.

Conforme o número de funcionários cresce, você pode expandir este tipo de escrivaninha conforme a necessidade.

As plataformas podem ter um número específico quando o escritório é novo e tem uma equipe pequena, e à medida que ele cresce e novas contratações são feitas, novas plataformas podem ser adicionadas.

Como resultado, o escritório pode ter apenas os móveis de que necessita. Os móveis podem ser levados com você se você estiver se mudando para um espaço maior.

As plataformas de trabalho também são lineares, portanto, os funcionários têm muito espaço para um computador e papelada, assim como um lugar para tomar notas e aquele cantinho onde eles guardam a água e o café.

2. A produtividade é impulsionada pelo conforto e pela beleza

Quando um funcionário vê que seu empregador se preocupa com ele, ele se sente apreciado e motivado a trabalhar mais duro.

O trabalhador está ciente de que seu trabalho é prestar um serviço valioso para a empresa e, ao mesmo tempo, obter lucro para ela. Isto o faz confiar na empresa porque sabe que eles se preocupam em lhe dar o mínimo de apoio para fazer seu trabalho. 

Além disso, proporcionar um posto de trabalho confortável com uma boa mesa e cadeira é um ótimo lugar para começar.

A decoração é uma consideração adicional. Além da funcionalidade, um local de trabalho bem decorado torna-se motivador, portanto, o design para móveis de escritório é importante.

Os funcionários motivados são menos propensos a deixar a empresa em busca de melhores oportunidades em outros lugares, porque estão menos inclinados a fazê-lo.

Por fim, há muitos fatores que entram na questão da satisfação de um trabalhador em um trabalho home office, mas é seguro dizer que sua motivação, produtividade e felicidade geral são todos influenciados pelo quão confortável e bem projetado é a mesa de escritório no home office e outros elementos ligados a isso.

3. Seu dia de trabalho não se torna tão cansativo

Apesar de sua conveniência, trabalhar em casa pode ser muito mais tributário para o corpo do que trabalhar em um escritório. 

Além disso, intervalos para café, interação com colegas de trabalho e almoço no restaurante favorito do escritório estão todos ausentes deste cenário. 

Tudo isso se soma a um dia de trabalho física e mentalmente drenante. Você também ficará exausto no final do dia se trabalhar em uma posição desconfortável o dia todo.

Por fim, escolher uma cadeira que seja confortável ajuda a aliviar a carga do dia de trabalho.

4. Melhora sua agilidade ao se tornar seus movimentos mais fluidos

Os modelos com ergonomia equipada com rodízios são ideais para móveis de escritório em casa. Isto se deve ao fato de que eles dão ao usuário mais liberdade de movimentos, facilitando a movimentação durante o trabalho.

Também vale a pena mencionar ao cliente que a cadeira certa pode ajudar a aumentar a produtividade, tornando o funcionário mais confortável ao longo do dia. 

Ao trabalhar remotamente, não é raro que os funcionários tenham que ajustar seu ambiente e equilibrar suas responsabilidades profissionais com responsabilidades pessoais e interrupções.

Como resultado, eles podem se levantar e retornar ao seu assento inúmeras vezes. É possível que a falta de equipamentos ergonômicos torne mais difícil a adaptação à nova rotina.

Dicas para escolher as mesas de escritório para casa

mesa de escritório

É importante seguir algumas diretrizes para garantir que sua mesa seja um bom investimento. Veja quais são elas:

  • A parte estética de seu escritório em casa deve sempre levar em conta suas preferências pessoais, gostos e estilos sem negligenciar o resto dos componentes do escritório; com base em suas exigências, preste atenção às dimensões da mesa, altura e outras características como gavetas, armários e organizadores.
  • Não comprometa a qualidade de seus móveis em prol da durabilidade e retorno de seu investimento.
  • Antes de fazer uma compra de uma mesa de escritório, certifique-se de que a mesa caberá em seu espaço tomando todas as medidas necessárias; 
  • Escolher uma mesa com gavetas é a melhor opção se você precisar manter muita papelada à mão. Uma mesa simples é mais prática se você usar apenas um notebook.
  • Há uma variedade de mesas em forma de L para escolher, assim dependendo do tamanho de seu escritório no home office e se você a compartilha ou não com outra pessoa.
  • Os especialistas dizem que estar em pé e sentado alternadamente é bom para sua saúde. Afinal, passamos quase 8 horas por dia em frente a um computador, colocando nossa saúde em risco. Com mesas ajustáveis, você pode facilmente levantar a superfície e passar alguns minutos em pé durante o dia.
  • Se seu teclado descansa próximo à borda da mesa, procure modelos com bordas arredondadas para evitar dores no pulso.

O que uma boa mesa de escritório pode fazer por sua produtividade e criatividade?

Uma boa postura tem muitas vantagens, e uma dessas vantagens é ter uma boa mesa.

Outro ponto importante é que este tipo de cuidado não só mantém você livre da dor e do desconforto, mas também diminui seu risco de desenvolver doenças crônicas.

Resultados de estudos publicados na Associação Brasileira de Medicina de Grupo mostram que 54% das pessoas com dor crônica nas costas têm dificuldade para se concentrar no trabalho, de acordo com dados da SulAmérica

Além disso, 44% das pessoas pesquisadas afirmam ter faltado três dias de trabalho devido à questão no ano passado.

Não temos que olhar muito longe para ver que a ergonomia e a produtividade andam de mãos dadas: É difícil se concentrar e se concentrar quando se está com dor ou desconfortável, como qualquer pessoa que já tenha experimentado isto sabe.

Com móveis ergonômicos e funcionais, você terá tudo o que precisa para fazer o trabalho de forma eficiente, sem que nada se interponha no seu caminho ou o distraia.

Além disso, o aumento do bem-estar leva ao aumento da produtividade e da satisfação no trabalho. 


O que você achou? Gostou do post sobre a importância da escolha da mesa de escritório no home office!? Tem alguma dica para compartilhar? Comente aí embaixo. E, se você estiver procurando por mais artigos semelhantes, não deixe de conferir outros textos aqui no blog, além de que não esqueça de acessar nosso e-commerce.

Deixe um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado.