manequim para loja

Manequim para loja: 7 dicas práticas para ajudar na sua escolha Leave a comment

manequim para loja
Muito mais do que simples equipamentos

Os manequins das lojas de roupas são mais do que simples equipamento, eles também servem como facilitadores de vendas, melhorando a estética das vitrines e da própria loja, além de ajudar a aumentar o valor dos itens em exposição, e, inclusive, mesmo vender todo um “look”.

A propósito, ao contrário do passado, há agora uma variedade de manequins de loja para escolher. Os modelos de manequins vêm em uma ampla gama de cores, tamanhos e biótipos, tais como os coloridos.

Por isso, saber qual é o melhor para seu público-alvo é importante antes de fazer uma compra.

Para facilitar a sua escolha de manequim para loja, neste guia, listamos 7 dicas práticas.

Boa leitura!

Aqui estão 7 dicas para ajudá-lo a encontrar o melhor manequim para loja

manequim para loja

É fundamental entender sua marca e seu público-alvo antes de procurar modelos de manequins.

Por isso, é importante saber o que a loja quer transmitir aos clientes, o que é evidente em equipamentos como vitrines e manequins.

Além disso, a vitrine e os manequins nela contidos servem como a primeira impressão do cliente sobre seus produtos. Dito de outra forma, você tem um conceito e uma identidade de marca.

Portanto, reflita e tenha em mente que não importa se o seu público é mais liberal ou mais tradicional, masculino ou feminino, ou uma mistura dos dois. Se é ou não uma marca de criança ou de adulto, entre outras coisas.

Em vista disso tudo, a seguir, veja 7 dicas para ajudá-lo a encontrar o melhor manequim para loja.

1. Busque adquirir modelos diversos de manequins

Qualquer tipo de produto requer um tipo característico de manequim para garantir que as peças na vitrine sejam importantes e promovem mais valor.

Assim, ter manequins diferentes para lojas que não são apenas de gênero (se você trabalhar com ambos), porém também de tamanho é interessante porque você está sempre buscando em como acomodar a diversidade de biótipos em sua loja.

Dito de outra forma, é ideal ter manequins que mostrem pessoas de todos os tamanhos, inclusive as que tem um peso fora do comum, porque os clientes se sentirão representados e à vontade no ambiente e desenvolverão um vínculo com a marca como resultado.

Aliás, os manequins, claro, servem a uma variedade de funções além de serem decorativos. 

Mas além daqueles que tem a função como expositores de mercadorias, há outros tipos de manequins que auxiliam as costureiras e estilistas em seu trabalho. Conheça abaixo alguns tipos de manequins:

  • Manequim convencional.
  • Manequim de cabeça.
  • Manequim de busto.
  • Mão manequim.
  • Manequim para criação de peças.

2. Considere seu público-alvo

Ao escolher um manequim para loja é importante ter em mente as pessoas ou organizações que compõem um público-alvo compartilham características e problemas que sua empresa afirma ser capaz de resolver.

Dessa forma, isto significa que os esforços de marketing de sua empresa devem ser voltados para eles, pois é mais provável que eles comprem seus produtos.

3. Verificar se os produtos são de boa qualidade

Como você deve estar ciente, há uma infinidade de estilos, formas, tamanhos e cores disponíveis. Você também encontrará, sem dúvida, um manequim para loja que combine com a estética de sua marca e com o público-alvo.

Neste momento, é hora de verificar a qualidade de construção e os materiais dos manequins. Devido a estas duas variáveis, os valores e a durabilidade variam muito.

O manequim de polipropileno resiste muito a batidas e menos caro por unidade, mas o design não é tão bom. 

Além disso, os manequins de fibra de vidro são agora amplamente considerados da mais alta qualidade devido à sua longa vida útil, baixa manutenção e semelhança com a cor e textura da pele humana. Eles também são relativamente baratos. O único inconveniente é que eles são prejudiciais ao meio ambiente.

Há também os manequins de plástico, ao contrário dos de fibra de vidro, são leves, ecologicamente corretos e têm um bom design. Devido a estas especificidades, o produto tende a ser mais caro.

Por fim, há também um manequim para a loja criado confeccionado com madeira e é bem articulado. 

4. Descubra os fornecedores de manequins para sua loja

A princípio consulte aqueles em seu mercado que estão ativos e faça alguma pesquisa para encontrar fornecedores locais (em outros casos buscar fornecedores online pode ser interessante) que sejam bons para trabalhar. Você também pode estabelecer um melhor relacionamento de compra e venda se estiver por perto.

É mais fácil cumprir os prazos e economizar dinheiro quando seus fornecedores estão localizados nas proximidades. Além disso, você está ajudando outra empresa em sua comunidade ao mesmo tempo.

A seleção de fornecedores também envolve mais do que apenas a compra de produtos; envolve também associar sua marca com a de seu fornecedor escolhido. 

Por fim, busque pesquisar as práticas e operações da empresa é fundamental. É fundamental também entender o que o mercado pensa sobre seu produto ou serviço de um fornecedor antes de você começar a fazer negócios com ele.

5. Prepare um orçamento para a compra e manutenção dos manequins

manequim para loja

Além do dinheiro que você investe com os manequins em si, você terá que reservar dinheiro para sua manutenção.

Os manequins, particularmente os mais realistas e com melhores fibras, normalmente requerem manutenção frequente. Como resultado, reservar dinheiro para a manutenção de rotina é fundamental.

Você também deve perguntar ao fornecedor se tal manutenção já está coberta ou se um acordo pode ser realizado para tais circunstâncias.

Para concluir, tenha sempre em mente que o manequim da loja contribui para a estética geral do espaço. Dito de outra forma, um manequim sujo, ou quebrado deixará uma má primeira impressão aos clientes.

6. Escolhendo o material do manequim

O custo é, claro, um fator na seleção do material. No entanto, outra forma de olhar para ele é a seguinte: custo benefício! Além disso, pense em qual material agrega mais valor ao produto final.

Aqui estão algumas opções a serem consideradas:

  • Manequins de plástico: são leves e duráveis. Recomendados para lojas que trocam frequentemente os itens em destaque ou as coleções em suas prateleiras.
  • Manequins de fibra: são leves e bem feitos. Eles podem suportar calor e frio extremos. Eles não carregam eletricidade ou não propagam chamas.
  • Manequim importado: os modelos importados do exterior têm uma qualidade de acabamento superior e são mais detalhados, tornando-os ideais para lojas sofisticadas onde cada pequeno detalhe conta e para clientes que têm grandes expectativas.
  • Manequim de costureira: para mostrar que o espaço oferece ajustes de produtos ou que cria modelos personalizados, que é ao mesmo tempo funcional e decorativo.
  • Manequim preto ou manequim cromado: são opções para lojas que queiram se destacar da concorrência. Também são modelos excelentes para lojas que vendem muitas roupas de cor clara, pois servem como uma forma de chamar a atenção para esses itens.

7. Considere as mudanças de coleção e a disponibilidade de espaço da loja

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Os manequins para loja devem combinar com o resto da decoração. Não apenas as cores, mas também o tamanho e a localização dos gráficos devem ser levados em consideração.

Assim, claro, os manequins são importantes, mas não podem atrapalhar o fluxo de movimento das pessoas, por isso, escolha modelos que se adaptam bem na sua loja.

E se é comum que sua loja tenha um estoque em constante mudança? Os modelos fáceis de trocar ou desmontar são indispensáveis.

Além disso, se o manequim vai ser movimentado muito, é melhor optar por um modelo mais leve, enquanto um modelo de vitrine deve ser mais durável.

Aliás, não se esqueça de ficar de olho nos pontos de montagem de seu modelo de manequim. Não é um bom modelo para o seu negócio se eles o impedem de colocar um produto no manequim.

Os manequins das lojas de roupas masculinas, por exemplo, parecem estranhos quando estão vestidos formal e descalços, não é mesmo? Isto é o que acontece quando você seleciona o modelo incorreto, neste caso, o que tem uma base fixa nos pés.


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