Home office

Home office – Como organizar a sua mesa de escritório Leave a comment

home office

Quando se trabalha em casa, é fácil para a mesa de escritório no home office ficar desordenada com papéis, ferramentas e outras coisas. Entretanto, a adoção de práticas de organização da mesa de escritório no home office é fundamental se você quiser mais produtividade.

Uma mesa de escritório no home office desordenada pode causar atrasos e até mesmo a perda de itens importantes devido ao volume de trabalho que ocorre diariamente. Um local de trabalho organizado também facilita a concentração.

Então, prossiga com a leitura e saiba como organizar a mesa de escritório no home office.

Importância de ter uma mesa de trabalho organizada

De fora, parece óbvio que devemos manter nossa organização, você não acha?

Independentemente de estarmos falando de nossa vida profissional ou privada, estamos todos conectados.

Manter seus itens organizados é essencial para que as coisas sejam feitas diariamente. Tal desorganização reduz significativamente nossa produtividade e, como resultado, nossa capacidade de atingir nossos objetivos sofre.

Para a organização do local de trabalho, nada se compara à mesa onde nos sentamos o dia todo para completar nossas tarefas de trabalho profissionalmente.

E, mesmo que a maioria das pessoas entenda a importância da organização, é fácil encontrar locais de trabalho que são uma bagunça.

Portanto, há uma série de razões pelas quais isto acontece, mas tenha em mente que você pode tomar medidas para manter a bagunça à distância, o que terá inúmeras vantagens tanto para você quanto para a empresa.

Dicas para manter sua mesa de trabalho organizada no home office

home office

1. Priorize a ergonomia e o conforto

Devemos primeiro considerar a ergonomia e a organização deste canto se quisermos ter um espaço de trabalho confortável e eficaz. Mesmo que você passe várias horas por dia lá, é importante ser atencioso.

Não há nada mais justo do que torná-lo mais confortável, por isso nossa primeira recomendação é comprar uma cadeira de escritório ergonômica.

Também é fundamental dar atenção à iluminação. É melhor se sua mesa estiver perto de uma janela para que você tenha acesso à luz natural, e uma luz de fundo pode ajudá-lo a trabalhar à noite ou em dias mais escuros. 

2. No home office deixe à vista Notebook, bloquinho, porta-lápis e só!

Para manter as coisas simples, mantenha apenas as coisas em sua mesa de escritório em casa que você usa regularmente.

Um item essencial a ter é um caderno, um estojo de lápis com todos os utensílios de escrita necessários e uma folha extra de papel para tomar notas, para que você não tenha que perder tempo procurando papel rascunho em caso de emergência.

Entretanto, não exagere ou acumule suprimentos desnecessários! Apenas as necessidades absolutas devem ser mantidas na mesa de escritório no home office.

3. Dê preferência a modelos com gavetas embutidas

Investir em modelos de mesa com gavetas embutidas ajuda a manter as coisas organizadas para que você possa se concentrar nas coisas importantes.

Se possível, escolha uma mesa de escritório no home office com pelo menos duas gavetas, de modo que uma possa conter materiais de escritório comuns como grampeador e calculadora e a outra possa conter papelada ativa como cartões de visita e agendas.

4. Use o espaço vertical no seu home office

Se você tiver um pequeno escritório em casa, aproveite o espaço vertical nas paredes para manter as coisas organizadas. Instalar um painel perfurado para acomodar cestas e ganchos é uma sugestão.

Para aproveitar ao máximo seu espaço de armazenamento, considere a possibilidade de acrescentar prateleiras, nichos e estantes. Também é possível usar quadros para exibir lembretes e notificações, tais como datas de entrega e horários.

Além disso, você terá que usar utensílios que são menores em tamanho, mas igualmente funcionais. Por exemplo, um porta-lápis é um equipamento básico, mas necessário para uma mesa de escritório no home office.

5. Pode abusar das caixas organizadoras

Quando se trata de organizar a papelada na mesa de escritório no home office, não se esqueça das caixas organizadoras, pastas e armários de arquivos.

As caixas organizadoras são ideais para armazenar pastas e outros materiais em uma mesa de escritório no home office. Para tornar ainda mais simples encontrar o que você está procurando, etiquetar os recipientes.

As caixas também têm a vantagem adicional de serem empilháveis, o que significa que ocupam menos espaço no escritório.

Para ajudar a organizar pequenos itens de papelaria como clipes de papel, post-its, canetas, réguas e fitas, por isso recomendamos a compra de divisórias de gaveta ou organizadores internos. 

No final, prateleiras de revistas no chão ou nas laterais da mesa também são uma excelente opção para manter a papelaria organizada.

6. Mantenha a mesa higienizada

Por que se preocupar com um escritório doméstico bem organizado se você não consegue mantê-lo impecável?

Lembre-se de limpar sua mesa de escritório no home office com um pano úmido para mantê-la limpa e livre de alergênicos, e use um polidor de móveis para fazê-la brilhar e cheirar melhor.

7. Deixe na mesa apenas o fundamental

Quando se trata de organizar uma mesa de escritório no home office, uma das dicas mais importantes é remover tudo, exceto o que é absolutamente necessário dela.

Tome nota das coisas que você usa regularmente e precisa ter sempre à mão o tempo todo.

Gavetas de armazenamento e armários de escritório são lugares ideais para o restante. Mantenha à mão apenas os documentos que você precisa em um determinado momento. Adote também uma caixa organizadora, se necessário, para armazenar correspondência e papéis que precisem ser vistos em um futuro próximo.

Depois disso, fique de olho em um acúmulo de papéis e outros materiais. Decida se você quer limpar e organizar seu espaço de trabalho uma vez por semana ou com mais frequência, dependendo de sua carga de trabalho.

Você poderá ver o que precisa ser jogado fora, doado ou guardado em armários de arquivos ou gavetas desta maneira. Como resultado, é menos provável que sua mesa fique desorganizada no futuro, e a limpeza ao redor do escritório é mais fácil.

Por fim, você será capaz de encontrar tudo o que precisa em sua mesa de escritório no home office de forma mais rápida e eficiente se usar estas técnicas de organização.

Além disso, você terá mais espaço para trabalhar em projetos e não terá que se preocupar com a colocação de objetos de valor perdidos.

8. Jogue itens desnecessários no lixo

home office

Na sua mesa de escritório no home office tenho certeza de que encontrará uma série de itens ou documentos que não são mais necessários. Para isso, aprenda a separar e jogar no lixo tudo o que não for absolutamente necessário.

É possível que a empresa tente revender ou doar os itens se eles ainda forem utilizáveis. Ao fazer isso, você reduz o número de itens que precisam ser armazenados, facilitando a limpeza e a organização da mesa.

É também uma boa ideia, no momento, prestar atenção aos materiais recicláveis e separar seus resíduos de papel dos resíduos plásticos e outros recicláveis para as instalações de reciclagem locais. Dar este passo ajudará a sua vida a se tornar mais ecologicamente correta e sustentável.

9. Durante o home office não deixe que cabos ou fios obstruam o campo de visão

A visão periférica pode criar uma série de distrações quando estamos usando um computador. Atrás de muitas telas, você encontrará um labirinto de fios.

Os fios e cabos devem ser mantidos fora da vista para evitar a poluição visual, o que é um sinal de desorganização. Seus esforços serão recompensados em maior grau se você limpar sua visão.

10. Anote informações em um só lugar

Tomamos notas o dia todo, incluindo nomes, números de telefone, citações e endereços. 

Manter também um local centralizado simplifica a organização e evita que sua mesa de escritório no home office se torne um terreno de desperdício de papel.

Você só precisa seguir um procedimento específico se quiser que ele funcione. Uma opção é manter um caderno separado para estas reflexões. Digite-os em um arquivo diário também como uma opção adicional.

O benefício desta dica é que ela mantém sua mesa livre de confusão, o que facilita encontrar as informações de que você precisa.

11. Seja moderado na decoração para um home office agradável

Lembra-se do que dissemos no início deste artigo? Quando se trata de acumular pertences pessoais, menos é realmente mais. O mesmo vale para sua decoração na mesa também.

A maneira como você decora seu espaço trabalho pode ter um impacto positivo em sua produtividade. Você deve, no entanto, ter cuidado ao utilizar códigos e cores em seus designs. Aliás, tenha em mente que distrações podem ser criadas por se ter demais.


Por fim, o que você achou deste artigo sobre como organizar a mesa de escritório no home office? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião!

Deixe um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado.