Entenda como ter uma boa comunicação com clientes no varejo Leave a comment

comunicação com clientes

Você já se deparou com um negócio de sucesso que luta para transmitir uma boa comunicação com clientes?

Assim, para ter sucesso nos negócios, você deve investir em uma boa comunicação com seus clientes. 

É importante também manter-se em contato com os clientes existentes e ao mesmo tempo atrair novos clientes com uma comunicação eficaz.

Tem interesse no assunto? Veja então este artigo para saber como ter uma boa comunicação com clientes no varejo.

Continue conosco para conferir tudo isso em detalhes!

Como a boa comunicação pode fazer a diferença?

61% dos clientes de acordo com um estudo da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios no ano de 2014 disseram que o atendimento ao cliente é mais importante do que o preço ao fazer compras.

Hoje em dia, os consumidores têm acesso a uma enorme gama de opções. Ter uma loja e fazer compras nunca foi tão fácil, graças à democracia da Internet. No entanto, o que mantém os clientes voltando ao local físico? O contato pessoal e o serviço de alta qualidade são fatores importantes.

O atendimento ao cliente deve, portanto, continuar sendo uma prioridade máxima. O treinamento também deve ser contínuo porque mesmo os bons negócios podem ser arruinados por uma observação descuidada ou uma atitude autoritária.

9 dicas de como conseguir uma boa comunicação com clientes

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Todos que trabalham com pessoas precisam ser capazes de se comunicar claramente. 

Além disso, uma boa comunicação requer prática para se aperfeiçoar. Como resultado, qualquer empresa pode se tornar proficiente nesta área. 

Por isso, continue lendo para aprender sobre 9 dicas de como conseguir uma boa comunicação com o cliente.

1. Prestar muita atenção ao que o cliente diz

Você deve prestar muita atenção ao que o cliente diz no momento em que você vai vender ou receber feedback

No passado, esperava-se que os vendedores promovessem uma variedade de produtos em uma única transação, mas hoje damos maior valor àqueles que realmente entendem o que o cliente está tentando alcançar. O cliente será melhor atendido desta forma.

A utilização dos serviços da empresa deixa o cliente feliz e com maior probabilidade de retorno, aumentando a probabilidade de lealdade.

Não se esqueça que o grande marketing espontâneo muitas vezes vem de um grande serviço ao cliente. 

Por este motivo, é fundamental ter uma boa comunicação com seus clientes. Ou seja, clientes felizes contarão a seus amigos e familiares sobre seu grande serviço, o que resultará em mais negócios para você.

2. Faça uso das redes sociais

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Qualquer empresa, independentemente do segmento em que atua, deve usar as redes sociais para aumentar a visibilidade e atrair novos clientes, mantendo também o relacionamento com os clientes já existentes, a fim de manter um bom fluxo de marketing digital.

Elementos da web, como redes sociais, sites e plataformas gamificadas têm uma relação direta com as redes sociais. Toda uma boa comunicação com clientes no varejo deve ser inserida na Internet a fim de se obter a nomenclatura de marketing digital.

Você também deve estar presente com postagens e interações com clientes que fazem parte de sua rede, a fim de aproveitar as oportunidades das redes sociais.

Afinal, é um espaço de vendas e há vários concorrentes que podem estarem oferecendo os mesmos produtos ou serviços que sua empresa.

3. Não se esqueça do pós-venda para aprimorar a comunicação com clientes

Pós-venda é todo o serviço oferecido ao cliente após a compra de um produto ou serviço, a fim de manter o relacionamento e desenvolver novas perspectivas comerciais.

É neste momento que a empresa deve investir na retenção e fidelização do cliente, para que os clientes voltem a comprar regularmente e permaneçam fiéis à marca.

Dependendo da atividade da empresa, o processo pode ser mais fácil, como no caso de um produto que é usado rapidamente, ou mais complicado, como no caso de um serviço utilizado por um longo tempo.

Em qualquer caso, é vital projetar táticas para conquistar os clientes após a compra e construir uma conexão duradoura.

Para concluir, um dos piores erros que uma empresa pode fazer é esquecer o cliente ou fornecer menos importância ao cliente após a conclusão do negócio, pois é aqui que começam os esforços para estabelecer uma base de clientes estável e lucrativa para o negócio

4. Atenção ao seu tom de voz da marca

Você tem ideia de que o nome de sua empresa tem uma voz? Mas ela não fala apenas; está sempre conversando com os outros, pois uma grande variedade de sinais visuais e auditivos são usados para transmitir uma mensagem.

Aliás, sua marca está interagindo com os clientes 24 horas por dia, quer você goste ou não. Só tem que existir para que isto funcione. Para ser contundente, o comunicador deve usar o tom de voz correto para expressar sua mensagem.

Tente expressar “obrigado” a alguém com um sorriso, olhos bem abertos, e um tom de voz suave, isso é apenas um bom exemplo para explicar o que é o tom de voz da marca. Assim, use uma voz dura e de boca fechada e um tom grosso para falar as mesmas palavras em voz alta.

A mensagem (“muito obrigado”) era a mesma, mas a maneira pela qual foi expressa era radicalmente diferente. Ambas expressam emoções diferentes: a primeira está cheia de calor e harmonia, enquanto a segunda está repleta de hostilidade e sátira.

Que diferença pode fazer uma mudança no tom de voz!

A definição do tom de voz de sua marca revela seu verdadeiro eu, seu caráter e sua proposta de venda única. Como resultado, estabelecer o tom de voz da marca é fundamental para a construção de uma empresa com personalidade.

Dessa forma, os consumidores constroem conexões com as empresas com base na forma como você se apresenta. Assim, quando você se comunica com seu público em um nível pessoal, você aumenta o engajamento e faz com que eles se sintam como se o conhecessem melhor você e à sua marca.

5. Seja mais objetivo para ter uma boa comunicação com clientes

Sempre vá direto ao ponto quando se comunicar com o cliente. Ao fornecer informações, mantenha as coisas simples para que o cliente possa tomar uma decisão informada.

Por fim, para que uma empresa tenha sucesso, ela deve ter uma boa comunicação com seus clientes. Aliás, algumas atitudes simples podem fazer uma grande diferença na linha de fundo da marca.

6. Um lugar onde as pessoas podem deixar sugestões

Disponibilizar uma caixa de sugestões aos clientes como uma forma simples, mas eficaz de melhorar a comunicação. 

Como resultado, a memória do cliente de sua experiência com sua marca ainda está fresca em sua mente. 

Portanto, para que os clientes se sintam confortáveis deixando sugestões, críticas e elogios para sua empresa, ela deve ser localizada longe dos funcionários.

7. Considere como você irá funcionar a comunicação com clientes

Antes de decidir sobre o meio a ser utilizado para melhorar a comunicação com o cliente, faça algumas pesquisas. 

Antes de fazer qualquer investimento, é fundamental estabelecer metas e determinar quais ferramentas são as mais apropriadas para sua empresa. 

Por fim, ao invés de apenas fazer coisas por fazer, serão adotadas estratégias que podem levar a um aumento na receita.

8. Cuidar da imagem do ponto de venda

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A princípio materiais de marketing na loja como sinalização e itens promocionais podem ter um impacto significativo nas vendas. 

Além de melhorar a estética e a organização, este tipo de sinalização mostra aos clientes onde o caixa, banheiros, balcões de informações e outros serviços estão localizados dentro da loja.

Além de informar sobre novos produtos e seus benefícios, ele também pode divulgar as próximas vendas. 

Devido a todas estas características, os clientes podem obter mais informações de uma maneira mais conveniente e fácil, sem ter que ligar ou perguntar aos vendedores. 

Por fim, a padronização do layout no ponto de venda (PDV) é fundamental para a identidade de sua marca e para a forma como os clientes a percebem.

9. Incorporar o Marketing Sensorial em sua estratégia para uma estratégica comunicação com clientes

Você sabia que a identidade de sua empresa é moldada em parte pela música que você ouve? 

O marketing sensorial é uma estratégia de marketing que tem como objetivo criar uma conexão emocional entre sua marca e o cliente. Este aspecto do marketing funciona como uma maravilha para encantar os clientes e fortalecer a posição de uma marca, estimulando seus sentidos.

Além disso, o uso de um rádio na loja como meio de comunicação com os clientes pode ser bastante interessante. E, muito mais do que estimular as vendas e fornecer informações a todos os presentes, ele permite criar uma atmosfera agradável ao tocar música que tem tudo a ver com o cliente e os produtos que você está vendendo.


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