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Dicas práticas para preparar a loja para o fim de ano Leave a comment

loja para o fim de ano

Quando a segunda metade do ano fica próxima de terminar e as projeções de vendas da sua loja para o fim de ano acabam por se tornar mais otimistas. 

Isto se deve à maior disposição do consumidor para gastar em presentes para membros da família, amigos e até mesmo para si mesmo neste momento.

Para não perder oportunidades sazonais e garantir que sua empresa tenha um faturamento satisfatório, os empresários do varejo devem, no entanto, redobrar seus esforços. Por exemplo, você deve investir em vale presentes, treinar seu pessoal de vendas e organizar seu estoque.

Para ajudá-lo a se preparar para as vendas de final de ano, escrevemos o artigo de hoje. 

Vamos lá?

1. Faça um comparativo com o ano anterior

Para começar, você vai querer reunir dados que estejam o mais próximo possível de seu negócio. 

Para isso, olhe os relatórios do ano passado e compare-os com os deste ano para desenvolver sua estratégia. Como você planeja, tenha em mente que o sucesso será determinado por métricas tais como números e indicadores de desempenho.

Em outras palavras, as informações que você reunir aqui serão usadas para ajudá-lo a determinar para onde você quer ir no futuro. 

Por fim, os sistemas automatizados nas empresas tornam o processo de planejamento muito mais fácil, fornecendo informações relevantes.

2. Conhecimento do giro de estoque

Um bom gerente de loja deve estar bem versado em rotação de estoque, que é o processo pelo qual os produtos saem da loja para atender a demanda do cliente.

Além disso, um conhecimento logístico básico como o controle de estoque não requer um conhecimento técnico profundo. 

Mesmo assim, é fundamental que ele não seja negligenciado – particularmente quando a demanda por produtos está no seu ponto mais alto.

A fim de planejar com antecedência, é fundamental olhar para trás e ver como o final do ano afetou as vendas da loja no passado. Ao fazer isso, é possível evitar sustos e perdas na saída de produtos.

3. Antecipação de pedidos dos fornecedores para a loja no fim de ano

loja para o fim de ano

O próximo passo é negociar com os fornecedores para antecipar pedidos e, em particular, entregas, agora que a rotação de estoque dos produtos foi determinada.

Tenha em mente que quando a demanda surgir, você precisará de um inventário organizado para atendê-la. Antecipar as compras, então, é uma atitude sábia.

Além disso, se você estiver comprando a granel, tente conseguir um bom negócio negociando. Como os varejistas tendem a aumentar seu estoque no final do ano, talvez você consiga obter um desconto adicional para aumentar o estoque.

4. Preste atenção às ofertas especiais.

As lojas que querem melhorar seus resultados no final do ano também devem ser cautelosas quando estiverem realizando promoções. 

Se você quiser vender muito e ganhar dinheiro, vá em frente e use promoções. Mas não exagere.

Use estes descontos a seu favor, fazendo promoções em produtos que tenham uma baixa rotatividade de estoque ou que tenham ficado fora de estoque por um longo período de tempo. 

Para atrair mais clientes, use promoções com um produto “isca” que aumente o preço médio de venda sem diminuir seu lucro.

O mais importante é ficar longe de ser mantido “refém” pelas promoções de vendas.

Por fim, apesar de as vendas serem benéficas para as empresas, os clientes também devem estar dispostos a pagar o preço original pelos itens.

5. Cuide do Marketing

Decoração da loja loja para o fim de ano

Tenha em mente que o final do ano é um ótimo momento para que sua loja brilhe.

Durante este tempo, não corte os cantos das decorações para atrair clientes novos ou que retornem.

Como a temporada de férias é tão atraente visualmente, é fundamental transformar a loja e decorar os corredores com decoração de férias. 

A estratégia ajudará os resultados porque os clientes estão menos relutantes em gastar seu dinheiro, que é muito difícil de obter durante este período, além de colocar o lugar no clima de férias.

Decorar o máximo possível, trocar os uniformes da equipe, tocar alguma música de Natal e muito mais: exalar alegria pela oportunidade de vender mais, satisfazer os clientes e, como bônus, começar um ano prosperamente com mais vendas. 

Faça parcerias pontuais com a sua loja para o fim de ano

loja para o fim de ano

O potencial para parcerias é mais uma dica útil para o varejo. Aqui, aliados importantes podem ser ganhos de várias maneiras para ajudar os resultados de final de ano a decolar.

Por exemplo, uma loja de roupas e uma cafeteria poderiam formar uma parceria.

Devido à correria das férias, muitas pessoas saltam refeições e, em algum momento, precisam de um lugar para descansar e recarregar suas baterias antes de continuar a busca por presentes. 

Após um certo volume de vendas, a loja de roupas pode oferecer ao cliente um vale para comida e café em um de seus parceiros comerciais.

Aliás, o tráfego e os resultados resultantes aumentarão neste simples exemplo.

Portanto, ponha sua imaginação para trabalhar e vá atrás de alianças estratégicas!

6. Atenção as férias e obrigações trabalhistas da loja para o fim de ano

Para sua loja, isto significa preparar-se não apenas em termos de vendas, mas também em termos de seu pessoal e finanças. 

Para se preparar para a correria das férias, muitas empresas estendem seus horários e contratam mais trabalhadores para acompanhar a demanda extra. Esteja pronto para receber uma remuneração adicional por horas adicionais de trabalho.

O pagamento de encargos trabalhistas como bônus de Natal e pagamento de férias é uma ocorrência comum no final do ano. 

Para concluir, certifique-se de ter dinheiro suficiente em mãos para cumprir todas as suas obrigações sem estresse.

Contratações temporárias

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Mesmo que o volume de clientes no final do ano aumente significativamente, é possível que simplesmente prolongar o horário de trabalho de seus funcionários não seja suficiente. 

Para acompanhar a demanda e ao mesmo tempo manter um alto nível de atendimento ao cliente, muitas empresas recorrem a trabalhadores temporários.

Esperem ser capazes de contratar e treinar cuidadosamente esses funcionários nesta fase. 

Por fim, quando a demanda aumentar, sua loja terá uma equipe mais forte e melhor preparada para melhor atender seus clientes.

Qualifique sua equipe de vendedores da loja para o fim de ano

A princípio é fundamental que sua equipe de vendas esteja pronta para lidar com o aumento da demanda no final do ano, a fim de garantir grandes resultados nas vendas

Por um lado, é durante esta época do ano que um mundo totalmente novo de oportunidades de prospecção se abre a cada dia.

Aliás, invista na qualificação de seus funcionários para que eles sejam bem versados nos produtos da empresa. Assegure-se também de que eles sejam bem versados na argumentação persuasiva para que possam lidar com quaisquer objeções dos clientes.

Por fim, por mais ocupado que sua loja esteja, você deve sempre reservar um tempo para verificar os funcionários recém-contratados para ter certeza de que seus clientes estão recebendo o serviço que merecem.

7. Use a Black Friday em seu benefício

Para ajudar os empresários a limpar seu antigo estoque, preparar-se para a chegada de novas mercadorias e impulsionar as vendas de uma só vez, a Black Friday nasceu nos Estados Unidos no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.

Para garantir que os clientes retornem em datas importantes como Natal, Ano Novo e até aniversários, utilize a Black Friday. Assim, ofereça descontos em troca de informações que o ajudarão a fazer mais vendas no futuro.

Além disso, registre informações importantes como os aniversários de sua esposa/marido e filhos, assim como informações de contato como números de telefone e endereços de e-mail.

Se você sabe o que seus clientes querem, você pode encantá-los em ocasiões especiais, fidelizar seus clientes e garantir a repetição de negócios e indicações.

Por fim, o que você achou deste artigo sobre dicas práticas para preparar a loja para o fim de ano? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião!

8. Aposte em vale presentes para alavancar as vendas

A melhor maneira de aumentar as vendas é ter certificados de presente disponíveis em sua loja. 

Isto não só permite que os clientes comprem presentes para seus entes queridos, mas também ajuda a atrair novos clientes para seu negócio, o que pode levar a mais receita.

Como exemplo, considere o seguinte cenário: se você estiver perplexo sobre o que comprar para um amigo no Natal, considere dar a ele um vale presente por R$ 300,00.

Assim, seus vendedores terão mais chances de trazer um novo cliente quando este amigo vier trocar seu vale-presente.


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