Cuidado! Isso pode derrubar suas vendas! Deixe um comentário

derrubar suas vendas
Vender bem vai muito além do que você imagina

Você sabia que o layout de loja pode tem impacto significativo em como anda os resultados da sua loja, podendo, até mesmo, derrubar suas vendas?

E não para por aí, incentivos, atmosfera, iluminação, acessibilidade entre outras coisas, são essenciais no ponto de vendas para potencias clientes.

Essa experiência de loja pode influenciar se o cliente compra ou não!

Para evitar cometer os mesmo erros de outras empresas, planeje corretamente e faça ajustes no seu estabelecimento. Mas para isso você tem que entender quais os erros que está cometendo na hora do seu planejamento e atrapalhando as suas vendas!

Então acompanhe este artigo que mostrará os erros comuns que podem estar derrubando as suas vendas.

Confira essas 14 dicas em detalhes a seguir!

1. Não fazer um planejamento para o layout da loja

Como a falta de estrutura dentro da sua loja pode derrubar suas vendas

O primeiro passo em qualquer novo negócio é estruturar o seu plano de layout.

E, o plano inclui a seleção de produtos, quantas pessoas serão atendidas diariamente, o perfil-público do alvo, espaço para circulação de clientes, vitrine, estética, e outras considerações importantes que podem influenciar decisões importantes.

Alias, o ideal é analisar qual abordagem é mais eficiente, lembrando sempre que a livre circulação de pessoas no meio ambiente é um fator que facilita a compra eu aumenta a quantidade de produtos adquiridos em cada transação.

2. Não organizar seus produtos por categoria

O arranjo ideal dos produtos deve ser de acordo com a categoria dos produtos. Exemplo, a organização dos produtos de pintura, devem estar no mesmo setor e muito próxima uma da outra.

O cliente deve ver tudo e rapidamente lembrar qual produto a mais ele precisa. Esse simples ato pode não só tornar o processo de compra mais rápido, mas também aumentar a média de vendas em sua loja. Pensando nisso vamos para a próxima estratégia.

3. Não planejar a circulação da loja

derrubar suas vendas
Uma má circulação pode fazer com que seus cliente saiam correndo da sua loja

Se a loja estiver bem organizada, os clientes podem facilmente entender a lógica de como os produtos são organizados. Isso facilita tanto a identificação do vendedor quanto do cliente.

Cartazes e outras informações como rótulos que indicam quais mercadorias estão disponíveis em cada corredor, também podem ser muito úteis.

Assim os cliente saberão exatamente onde ir quando entrarem na loja.

4. A exposição dos produtos não deve ser negligenciada

Outro erro comum no planejamento do layout da loja é a falta de técnica para a exposição dos produtos. Produtos considerados importantes, ou que são produzidos em quantidade, devem estar localizados ao nível dos olhos. Eles chamaram atenção para si mesmo, enquanto os produtos mais baratos podem ser colocados nas áreas mais baixa das prateleiras. Claro, a não ser que estamos falando de alguma campanha, queimas de estoque etc.

Você também pode obter mais destaques para a “zona fria”, (que são menos visitadas pro clientes como fundos de loja), para torná-los ainda mais atraentes.

Você pode fazer isso usando iluminação especial, placas de informação, cores, e até mesmo uma banca de ações para merchandising.

5. Manter a vitrine desatualizada para não derrubar suas vendas

Sua vitrine é um dos cartões de visita mais importantes para a sua loja. É o primeiro ponto de contato que o público tem com o estabelecimento. A vitrine deve receber atenção especial e ser atualiza regularmente.

É possível apostar na promoção de comunicados de notícias, promoções e outras informações que estão sendo exibidas. Se encontrarem algo interessante, as pessoas terão mais chances do que nunca de irem as compras na sua loja.

Ao passo que é importante evitar produtos que não estejam em estoque. Isso pode causar frustração entre os clientes e causaram um problema para o negócio. Mas é claro, salvo, mais uma vez, a não ser que estamos falando de alguma campanha. Que seja muito bem planejada e estruturada.

Conseguimos concluir que o estoque faz parte do organismo da loja, e merece toda a atenção possível. Ele deve corresponder a todas as expetativas da sua loja.

6. Não adotar uma identidade visual

A identidade visual é um dos aspectos mais importantes de uma empresa. Como já citado em outros artigos aqui do blog e no nosso instagram, vivemos na era das redes sociais, onde uma foto pode mudar todo o rumo do seu negócio. Você vai querer que sua loja seja referência em qualidade, claro. Mas também em estética, beleza, bem estar, conforto e etc. Quantas vezes você já se pegou fotografando, por exemplo, uma xicara de café em alguma cafeteria por aí, porque, entre outras, ela é referencia em bom gosto?

Ideias para o visual ser sua aliada e não derrubar suas vendas

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  • Um tema para loja que faça sentindo com o seus produtos (podendo variar de acordo com suas campanhas)
  • As cores usadas no seu estabelecimento
  • Os móveis fazendo coerência com a estética da loja
  • As paredes/divisórias, biombos e etc.
  • As prateleiras, balcão caixa
  • Decoração no geral vibrando com o tema adotado pela loja
  • Iluminação

Este assunto muitas vezes é deixado de lado pelos varejistas, não compreendendo o quão importante é essa experiência de compra para os clientes. Mas é necessário entendes que esse assunto está ligado ao layout da loja e influenciar o fluxo que as pessoas costumam visitar a loja (e compram).

É a primeira coisa que o cliente vê quando entra em loja. O Profissionalismo do negócio é evidente nos detalhes e cuidados que eles mostram.

7. Negligenciar a importância do meio ambiente

Também é importante ressaltar a importância do meio ambiente no sucesso de uma empresa. Isso inclui iluminação, temperatura e limpeza. Também envolve a substituição de materiais e como descartes são realizados

Da mesma forma que a estética afeta a sua imagem, a importância de cuidar do meio ambiente pode afetar em níveis catastróficos, além de gerar problemas com institucionais, ong’s e etc.

Então fique muito atento a este assunto, isso mostra que a empresa se preocupa em fazer o certo, além da experiência com o cliente, tornando o ambiente propicio e incentiva os compradores.

8. A Iluminação deficiente pode derrubar suas vendas

derrubar as suas vendas
Use a iluminação para conduzir os seus clientes

A primeira etapa para compreender os efeitos é definir como seria um ambiente com iluminação insuficiente. e como a iluminação de um ambiente pode influenciar as nossas decisões.

A iluminação deficiente dificulta a visualização e pode afetar o estado mental e físico de todas as pessoas que se encontram em um ambiente assim.

Só de pensar em entrar em uma loja mal iluminada, seja para mais ou para menos, já nos causa dúvidas se devemos mesmo frequentá-la. Algumas lojas de tecnologia apostam em iluminação branca e forte, o que provavelmente é fruto de um estudo. Sinceramente, algumas pessoas são sensíveis a este tipo de iluminação, podendo evitá-las sempre que possível.

E, certamente, essa é uma má primeira impressão.

9. Não se esqueça da temperatura

Os clientes devem ser capazes de ficarem dentro da sua loja o tempo todo, não é mesmo?

Se você não tem um sistema de refrigeração adequado para o negócio, ele pode se tornar mais quente do que fora da sua loja, ou mais frio. E essa com certeza é uma experiência desagradável.

10. Cores desajustadas

Como a falta de uma ambiente esteticamente bem planejado pode derrubar suas vendas

Ao escolher a base para o seu ponto de vendas, não seja muito agressivo. As cores são parte integrante do seu ambiente. Na dúvida, cores neutras podem ser a melhor escolha. Porém nunca esqueça da coerência com a estética adotada para a sua loja. E o quanto ela influencia nos seus produtos.

É importante pensar em um ambiente acolhedor e propício para contato e vendas. Distrair a tenção dos cliente por conta das cores, não é a melhor das opções. A não ser que exista um plano por trás. Talvez enviar a atenção do cliente para algum ponto importante e destacar um cliente.

Então use a sua palheta de cores com sabedoria, fazendo com quem ela case com os seus objetivos para negócio.

11. Cuidado com as informações erradas

Se houver, pro exemplo, uma mensagem de desconto na janela, mas o prazo já acabou, o cliente pode sair extremamente desapontado.

Também é um erro grave das outras informações que não as indicadas em algum rótulo. Logo a pessoa perceberá, e provavelmente não irá mais comprar com você.

Outro ponto é prometer produtos e serviços os quais não poderão serem entregues. Trabalhe dentro da sua realidade. Estipule prazos conforme sua disponibilidade. Pois a a falta de compromisso pode prejudicar muito o seu negócio.

Nunca esqueça que a má e boa fama se espalham rápido. E que muitos negócios sobrevivem de indicações.

12. Não renovar regularmente a imagem da loja

Não deixe sua loja parada no tempo. Isso pode derrubar suas vendas

derrubar a sua loja

A percepção de que a loja é sempre a mesma em termos de decorações, vitrines e produtos expostos, não ajuda a atrair o cliente ou fazê-lo retornar, isso pode derrubar as vendas, já que por um momento o cliente pode pensar que não haverá nada de novo para que o faça voltar.

Aliás, uma “remodelação” pode atrair novos cliente e manter clientes regulares interessados nas novidades.

13. Não cuidar dos estoques

Não permita que os estoques se acumulem indefinidamente se alguns produtos não estiverem sendo vendidos da maneira esperada. Isso dará uma impressão de imobilismo, causando, também, problemas com espaço de armazenamento.

Vale a pena tentar tratá-los oferecendo promoções e descontos. Faça campanhas voltadas para estes produtos. Tente torná-los interessantes. Você vai economizar dinheiro, o dano é menor e você pode ganhar mais clientes.

14. Equipe despreparada

Um vendedor que só sabe o preço do produto que um cliente quer, e não conhece seus benefícios e características, pode dar uma impressão negativa, de despreparo.

Alias, o treinamento da equipe é essencial para um melhor atendimento, capacidade de informação, técnicas de venda e comunicação com o cliente, para agregar qualidade.


O que você achou? Gostou do post sobre ações que podem derrubar suas vendas? Tem alguma dica para compartilhar? Comente aí embaixo. E, se você estiver procurando por mais artigos semelhantes, não deixe de conferir outros textos aqui no blog, além de que não esqueça de acessar nosso e-commerce.

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