Confira 10 dicas para iluminar sua loja para o natal Leave a comment

 sua loja para o natal

Você sabe como preparar a sua loja para o natal? Datas comemorativas como o Natal e o Dia das Mães aparecem no calendário do varejista durante todo o ano. 

Os proprietários de empresas estão bem cientes da importância de capitalizar estas oportunidades para aumentar os lucros. As vitrines temáticas são essenciais para demonstrar aos clientes que você tem o que eles querem.

A fim de atrair clientes para sua loja, nada melhor que gastar dinheiro em uma vitrine marcante para sua loja. Assim, para um merchandising de sucesso, você deve saber como exibir seus produtos de maneira atraente e ao mesmo tempo usar um visual que esteja alinhado com sua marca.

Além disso, a maioria das pessoas quer dar presentes em datas comemorativas, mas elas estão perplexas quanto ao que receber. A vitrine da loja é fundamental neste momento para atrair os clientes para dentro dela.

Enfim, a seguir, confira 10 dicas para iluminar sua loja para o natal.

Continue a leitura para conferir!

A importância da iluminação da sua loja para o Natal

Os lojistas devem investir muito no aspecto visual para tentar cativar o consumidor, que tem muitas opções devido à concorrência feroz e à alta demanda, particularmente em torno do Natal.

É fundamental ter uma boa iluminação em qualquer ambiente. Em uma loja, vale ainda mais a pena. 

A iluminação da arquitetura comercial diz muito sobre a imagem, os produtos e os objetivos de sua empresa. Ela tem o potencial de influenciar o estímulo de vendas ou afugentar os clientes se feita de forma incorreta.

Tanto os projetos de arquitetura como os de iluminação devem ser desenvolvidos em conjunto. A razão para isso é que, especificando a localização de salas, móveis e produtos, será possível determinar exatamente onde mais ou menos luz é necessária.

1. Planeje a iluminação da sua loja para o natal

Se uma loja quiser ter sucesso, então o esquema de iluminação que ela usa deve refletir isso. É possível que um projeto de iluminação bem executado possa diferenciar sua loja da concorrência, fazendo com que ela se destaque.

Além disso, a iluminação altera a temperatura da cor da cena. Posicionada corretamente, ela realçará as cores e chamará a atenção para os itens em exposição na loja na medida apropriada. Os tons pastel e sem vida serão refletidos se a iluminação não for feita corretamente.

Como resultado, o planejamento da loja torna-se tão crítico que empresas e indivíduos especializados em luminotécnica, que é o estudo de aplicações de iluminação artificial em espaços interiores e exteriores.

Por fim, é fundamental entender os diferentes tipos de lâmpadas e como elas podem ser usadas para iluminar uma loja antes de iniciar qualquer trabalho de projeto de iluminação.

2. Certifique-se de que a iluminação esteja em boas condições de funcionamento

Você não vai querer estes tipos de problemas na sua loja para o natal

Antes de colocar as luzes de Natal, certifique-se de que todos os sistemas elétricos do edifício estão funcionando corretamente. 

Se necessário, procure uma pessoa responsável para mudar a fiação do local para evitar acidentes durante o período de férias, mas também no resto do ano. 

Para concluir, tenha em mente que os fios desencapados e instalações muito antigas podem causar choques pequenos ou grandes.

3. Cuidado com as tomadas elétricas sobrecarregadas!

sua loja para o natal

Certifique-se de não sobrecarregar uma tomada, ligando vários dispositivos ao mesmo tempo.

No caso de estarem perto de objetos inflamáveis como, por exemplo, podem pegar fogo devido ao superaquecimento causado pela sobrecarga. 

Por fim, somente equipamentos de baixa potência deve ser conectados a benjamins “T”. Para evitar sobrecarga, planeje suas decorações de Natal e onde você colocará a árvore para que ela só possa ser acesa a partir de uma única tomada.

4. Verifique se os produtos possuem selo Inmetro!

Ao fazer compras de iluminação para o feriado, procure o selo de aprovação do Inmetro

Para garantir que as luzes e decorações que você deseja comprar tenham sido examinadas, procure o selo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). 

Para concluir, você terá mais tranquilidade durante a instalação se você só comprar produtos que tenham este selo.

5. Fique longe de áreas perigosas ao instalar as iluminações na sua loja para o natal

As superfícies metálicas podem conduzir eletricidade, portanto evite usar equipamentos de iluminação nelas. Da mesma forma, mantenha a iluminação de Natal longe de combustíveis como combustíveis:

  • Sofás;
  • Armários; 
  • Tecidos; 
  • Papéis.

Manter as luzes de Natal longe de objetos inflamáveis, e não decorar com velas para reduzir o risco de incêndios e acidentes. 

Você está planejando usá-las como um meio de adorno? Mantenha-as bem iluminadas, acessíveis e seguras o tempo todo. 

Por fim, antes de sair da loja, certifique-se de que todas as velas estejam apagadas.

6. Tenha atenção com as instalações externas

Para evitar qualquer contratempo causado pela iluminação de Natal no exterior de sua casa, seja cauteloso ao usar qualquer decoração com energia elétrica. 

Se você for conectar estes dispositivos em um jardim, certifique-se de não iniciar um incêndio conectando-os à grama ou às plantas. Além disso, tenha em mente a chuva. 

Por fim, saiba que mesmo que as luzes sejam à prova d’água, desligue-as assim que começar a chover.

7. Opte por iluminação LED (excelente opção para a sua loja no natal)!

Devido aos riscos significativos que instalações de iluminação de Natal incorretas podem trazer, os produtos LED vêm ganhando rapidamente participação no mercado.

Além disso, as lâmpadas de LEDs são ideais para decoração externa porque proporcionam iluminação instantânea, não geram calor e não sobrecarregam muito o sistema.

Por fim, com as fitas de LED, você pode ter tanto estilo quanto segurança ao decorar. Além da ampla gama de cores e tons, este produto vem com uma economia de 80%.

8. Foco especial na vitrine

sua loja para o natal

A vitrine é a porta principal do seu negócio, por isso deve ser lindamente decorada.

Mas vá com calma; não exagere com os enfeites. A confusão do cliente resulta disso porque a visualização interna da loja está prejudicada.

Aqui a expressão “menos é mais” se aplica aqui. Procure itens que se relacionem com seu negócio e seus clientes, complementam sua vitrine, e levantem memórias agradáveis de seu primeiro encontro.

A adaptação de seus produtos à decoração é uma ideia inteligente. Que tal colocar uma árvore de Natal em sua livraria cheia de livros para que seus clientes possam desfrutar? 

Considere também adquirir um cenário lúdico se você trabalha com crianças. Usar seus próprios produtos dá à sua loja uma identidade única, ao mesmo tempo em que reduz suas despesas de decoração.

Algumas outras opções a considerar para sua empresa incluem:

  • Para adesivos autoadesivos para janelas, leve seus projetos a uma gráfica que imprimirá e instalará o material. Preste muita atenção às medidas e ao material que você escolher ao fazer o pedido. Para que ele possa ser visto, não deve ocupar muito espaço e ser resistente ao meio ambiente.
  • Faça frases criativas ou anúncios sobre as próximas promoções usando adesivos ou outro tipo de material.
  • É difícil entrar no espírito natalício sem uma boa árvore de Natal. Além disso, você pode fazer uso de coisas como velas, luzes e outros adornos.

9. Faça bom uso da cor

A exploração de elementos e cores também pode ajudá-lo a pensar sobre a decoração. O Natal é mais frequentemente associado às cores vermelho e verde.

Entretanto, metais como ouro e prata foram extremamente populares durante este período de tempo.

Para concluir, a pesquisa e a consideração de quais cores podem ser mais interessantes para o público de sua loja e o tema escolhido para compor a vitrine também são considerações importantes aqui. Veja se os elementos e cores estão em sincronia.

10. Tome cuidado para não obstruir o fluxo de ar

Embora itens ornamentais e decorações sejam importantes para chamar a atenção, os varejistas devem ser cautelosos para não obstruir o fluxo de clientes durante este período agitado. 

Sem esbarrar uns nos outros ou na decoração, as pessoas não podem se movimentar livremente. 

Além disso, coloque artigos maiores, como a árvore de Natal, em áreas onde eles não obstruam os clientes.


O que você achou? Gostou do post sobre 10 dicas para iluminar sua loja para o natal? Tem alguma dica para compartilhar? Comente aí embaixo. E, se você estiver procurando por mais artigos semelhantes, não deixe de conferir outros textos aqui no blog, além de que não esqueça de acessar nosso e-commerce.

Deixe um comentário



O seu endereço de e-mail não será publicado.